colecções disponíveis:
1. Lendas de Sintra 2. Sintra Magia e Misticismo 3. História de Sintra 4. O Mistério da Boca do Inferno 5. Escritores e Sintra
6. Sintra nas Memórias de Charles Merveilleux, Séc. XVIII 7. Contos de Sintra 8. Maçonaria em Sintra 9. Palácio da Pena 10. Subterrâneos de Sintra 11. Sintra, Imagem em Movimento


terça-feira, 7 de novembro de 2017

"Mafra Sacra - Memória e Património" - Lançamento do Livro

Edição que conta com o prefácio de Dom Manuel Clemente,
Cardeal Patriarca de Lisboa, e tendo
o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

    No passado Sábado, 4 de Novembro de 2017, foi apresentado o livro Mafra Sacra - Memória e Património, para o qual contribuí com o artigo Rasto & Rastilho: O Coração de Mafra em Apontamentos Estrangeiros do Início do Século XIX.

    Acompanhando as celebrações dos 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra, às 14h30 iniciou-se, na Basílica de Mafra, a Missa Pontifical na forma ordinária do rito romano, a seis órgãos, acompanhada por coro gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa.

    Esta celebração foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Raymond Leo Burke, Cardeal Patrono da Ordem de Malta e recentemente nomeado por Sua Santidade o Papa Francisco como juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

    Após a Missa Pontifical, às 17h30, deu-se lugar à apresentação do livro Mafra Sacra, na Capela do Campo Santo (entrada pelo claustro norte).

Na minha intervenção enquanto orador no
lançamento do livro Mafra Sacra - Memória e Património
a propósito do artigo Rasto & Rastilho: O Coração de
Mafra em
Apontamentos Estrangeiros do Início do Século XIX

    Esta apresentação foi acompanhada de apontamentos musicais cantados pela Schola Cantorum Sancti Andreae, o coro gregoriano da Paróquia de Santo André de Mafra, e contou também como oradores com os investigadores Teresa Leonor Vale e Monterroso Teixeira (antigo presidente da administração do Teatro Nacional de São Carlos).

    O livro Mafra Sacra foi escrito por vários historiadores de arte, teólogos, professores e investigadores independentes, contando com o prefácio de Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, e tendo o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.